Sobre cortes de cabelo e auto aceitação

15:04



Era uma vez, uma menina. Meio estranha, desajeitada, baixinha, cacheada, míope e com a auto-estima lá embaixo. Ela vivia em um lugar em que todas as meninas deviam ser parecidas umas com as outras. E, como previsto, ela não era parecida com essas meninas. Talvez, e até por isso, ela se sentia muito infeliz consigo mesma. Até que, ela teve uma ideia genial (pelo menos foi o que ela pensou): passaria a ser como as outras. Começou a usar roupas parecidas, resolveu usar maquiagem, fazia chapinha todas as noites, postava fotos nas redes sociais parecidas com as das meninas... Mas nem isso tudo ajudava ela a se sentir feliz.

A cada vez que ela tentava ser ela mesma, acabava desistindo. Isso tudo ao invés de ajudar, só piorava o que ela sentia sobre si mesma. Era como um círculo vicioso: a menina passou a ser de tal maneira para mudar o que ela era e se amar mais. Porém, ela acabou piorando tudo aquilo que achava sobre si mesma, pois odiava se ver naturalmente.

Até que, meses depois, ela finalmente tomou consciência de que tudo o que ela era, lá no início, era o que ela queria ser de verdade. O que a diferenciava do mundo de meninas iguaizinhas era justamente isso, só que ela foi cega o suficiente pra jogar tudo fora. Após tomar coragem, ela decidiu que seria ela mesma, independente da opinião de quem vivesse a seu redor. O que ela fez? cortou o cabelo. Aquele que no inicio ela odiava e que chegava na cintura, foi parar nos ombros.

Foi meio que a história de Sansão, mas invertido. A aparência nova a deixou com super poderes e com uma força indescritível, esses que a fizeram se enxergar da maneira como ela realmente era. Ela não sabia, mas esse corte de cabelo veio com brindes que ela nem fazia ideia que um dia poderia receber.

Alguém se familiarizou com essa história? Sim, a menina sou eu. Muitos estranham o fato de eu apoiar meninas que abandonam os cabelos longos, mas é justamente por isso: quero que elas se sintam da mesma forma que eu me senti há um ano atrás. Precisei "mudar" pra perceber que tudo o que eu queria ser, eu sempre fui.

Mas quer saber? Hoje meu cabelo já não é mais curto. Não preciso deixar meus cachinhos sempre a mostra pra exibir o quanto eu sou feliz comigo mesma. Não preciso sair usando o meu moletom pra mostrar a minha auto confiança. No início sim, precisei de todos esses atalhos para me valorizar. Mas hoje, sei que não é preciso ficar quase careca ou usar tal tipo de roupa na rua para me aceitar. Só uma coisa é preciso: me conhecer o suficiente pra saber que o que eu queria ser, era exatamente o que eu sou.

E eu nem agradeci a minha cabeleireira por isso.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Ótimo Lu!!! Continue! Os textos são legais demais! Parabéns pela iniciativa! bjss

    ResponderExcluir
  2. Luulis, que legal teu texto. É isso aí, continue. :D

    ResponderExcluir

Subscribe